O engenheiro mecânico tem como principal finalidade em realizar projeto, desenvolver, construir e supervisionar, dando manutenção em equipamentos e maquinas de qualquer outro tipo. De acordo com Carlos Henrique, estudante do curso de engenharia mecânica, o trabalho nas industrias é primordial, o engenheiro mecânico não é responsável especificamente em ‘’colocar a mão na massa", somente caso necessário. "Hoje existem cursos oferecidos por instituições como o Senai, no qual treina o indivíduo para este trabalho, é o caso do técnico em mecânica industrial, ele é o que põem "a mão na massa’’, diz.

Para ele, o engenheiro é responsável por supervisionar todos os componentes mecânicos, dando solução para quaisquer tipos de problemas que possam aparecer. No caso do técnico, é responsável por executar as atividades. Durante o curso é feito muitas aulas em laboratório para comprovar leis e compreender o funcionamento dos equipamentos, estabelecendo parâmetros para solucionar qualquer demanda que possa existir.


As principais ferramentas de trabalho além do cérebro, é a calculadora e o programa Software, como por exemplo, o CAD (Desenho assistido por computador). Em engenharia mecânica existe bastante opção, tem a função de pesquisa e desenvolvimento, sendo exercida em qualquer área relacionada, criando e testando protótipos. Outra função para se exercer como profissional mecânico é trabalhar com bancos, setores financeiros, na área industrial (metalúrgica, automotiva e petroquímica).

Muitos países possuem destaque na produção de engenharia mecânica, como por exemplo, a Noruega, Alemanha, Suíça, Austrália, entre outros. Para ser um profissional de engenharia mecânica é necessário que o mesmo tenha o diploma, e ser credenciado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).


O principal objetivo além de analisar, projetar e supervisionar tudo sobre as maquinas e equipamentos, é melhorar o custo benefício para a sociedade, independente da área escolhida. Para quem deseja ingressar nesta área, o mercado de trabalho no Brasil, em alguns casos, de início não recebe o que deveria em sua respectiva área. Porém, para quem tem vontade de crescer na carreira internacional, no exterior o engenheiro seja em qualquer função, tem o emprego garantido, pois há uma grande demanda.


Autor: Raquel Lima

Fonte de imagem: Google