As patologias em estruturas de concreto podem ocorrer em diversas obras, isso acontece porque após ser feito a concretagem e o adensamento do concreto, devido à ação da gravidade, as partículas sólidas possuem uma certa tendência a irem para baixo. Outro fator é que a perda de ar e água durante a concretagem causa uma redução considerável da massa de concreto em estado plástico, ou seja, quando não está endurecido. Dessa forma, se algum obstáculo impede que esse processo aconteça de maneira homogenia poderão produzir fissuras ou aprisionamento de ar.


Os motivos para o aparecimento das patologias mais comuns em obras de edificações são desencadeados por: falhas na concepção do projeto, má qualidade dos materiais, erros na execução, aplicação para uso diferente do calculado e falta de manutenção com o passar dos anos.

Vale ressaltar também que em praticamente todas as construções em concreto podem aparecer fissuras e trincas. As fissuras surgem por causa das ações mecânicas ou químicas. Diferente de rachadura, as trincas são semelhantes a fissuras, pois apresentam aberturas maiores que 0,5 mm. Enquanto as rachaduras, são bem mais acentuadas e em alguns casos podem abrir uma fenda de um lado a outro da parede. As fissuras podem ocorrer por uma carga superior da prevista em projeto, mudanças na estrutura ou por deficiência dos materiais usados na obra.

Entre as patologias as mais recorrentes no concreto são:


Patologia ocasionada pelo aprisionamento de ar na concretagem;


Patologia ocasionada pela má fixação do conduíte;


Patologia ocasionada devido ao tempo excessivo entre as concretagens;


Patologia ocasionada pela utilização de desmoldante de madeira em painéis de alumínio;

Patologia ocasionada pela corrosão das armaduras na base do pilar;

Patologia ocasionada pela alta densidade da armadura e com recobrimento insuficiente;


Patologia ocasionada pela ação da corrosão da armadura em laje;

Patologia ocasionada pela ação da corrosão em vigas;


Patologia ocasionada por lixiviação de compostos hidratados;


Patologia ocasionada pela falta de qualidade e recobrimento inapropriado;


Fissuras;


Trincas;


Rachaduras ou fendas.

Para amenizar os problemas de patologias alguns ações podem ser eficazes, tais como: O uso adequado dos materiais, treinamento da equipe, controle de qualidade mais rígido e acompanhamento tecnológico. Além disso, especialistas esclarecem que a inobservância desses princípios básicos pode deixar o empreendimento até 5 vezes mais caro do que o seu preço inicial.

Você engenheiro (a) não vai esperar problemas acontecerem na sua obra para só assim aprimorar seu conhecimento e se tornar um especialista no assunto, né!? Conheça e matricule-se na especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil no Instituto Monte Pascoal. Faça sua pós-graduação e se torne referência no meio profissional.



Fonte: SH

Imagem: 123RF