Para se ter superpoderes, não é mais preciso nascer em um planeta distante ou ser picado por uma aranha radioativa, como nos filmes. Com a ajuda de um exoesqueleto robótico, os superpoderes podem agora estar ao nosso alcance.

No entanto, não vá pensando em visão de calor, voo ou invisibilidade, mas super força e super-resistência já estão disponíveis atualmente, e a super velocidade já está a caminho.

O exoesqueleto robótico proporciona a seres humanos normais habilidades incríveis através da adição de reforço externo, muitas vezes moldado de forma semelhante aos ossos, mas composto de metais e outros materiais resistentes.

Esses esqueletos externos imitam os movimentos regulares de um braço ou perna, mas com muito mais força, velocidade e precisão. Vários superpoderes são possíveis com exoesqueletos robóticos, então vejamos alguns deles com mais detalhes.

- Super força:
A super força talvez seja o poder mais óbvio que um exoesqueleto robótico pode proporcionar. Com os braços e pernas reforçados de aço, um mero humanos é capaz de levantar com facilidade um peso muito maior que o seu, o que pode ter uma série de aplicações práticas. Uma aplicação que justifica a importância da super força é, por exemplo, a ajuda em resgates onde as pessoas ficam presas sob escombros.Um exoesqueleto robótico, controlado por um operador treinado, pode mover escombros pesados com muito mais precisão do que o equipamento utilizado atualmente.

- Super Resistência:
Outro super poder que os exoesqueletos robóticos podem oferecer é a capacidade de fazer operações repetitivas durante longos períodos de tempo sem se cansar. O uso de ferramentas ou equipamentos pesados, por exemplo, pode ser feito por períodos muito mais longos com a assistência de um exoesqueleto robótico. Isso permite que os operadores usem máquinas maiores e mais pesadas com sua força aumentada por um poderoso exoesqueleto robótico, tornando as máquinas praticamente sem peso para o operador humano. Essas máquinas maiores podem ser usadas por longos períodos de tempo, uma vez que parecem sem peso para o operador, e podem substituir as máquinas portáteis menores que um humano sozinho precisaria utilizar, tornando o trabalho mais eficiente.

- Super Velocidade
A velocidade de um exoesqueleto robótico não precisa ser limitada segundo a velocidade de seu operador humano, ou seja, o exoesqueleto pode mover-se em velocidades mais rápidas do que é humanamente possível. A super velocidade pode ser aplicada a movimentos repetitivos, como martelar ou cortar. Movimentos mais complexos, como andar, correr ou escalar, requerem habilidade e experiência consideráveis, o que pode dar uma certa dor de cabeça a operadores não treinados. Contudo, com treinamento suficiente, os movimentos mais complexos também podem ser realizados em uma super velocidade.

Os materiais utilizados para a fabricação de exoesqueletos serão os já existentes, e não precisam ser coisas "de outro mundo", ainda que com o tempo materiais mais fortes e mais leves sejam desenvolvidos e encontrem novas aplicações.

Os super poderes estão disponíveis hoje através do uso de exoesqueletos robóticos. Sistemas de controle inteligentes que podem fornecer um novo nível de autonomia darão a esses poderes um impulso significativo, permitindo que humanos comuns controlem a super força, a super resistência e a super velocidade. Os seres humanos roboticamente aprimorados poderão realizar atos heroicos, no mundo real, salvando vidas em áreas de desastres. Além disso, os exoesqueletos robóticos podem proporcionar um enorme avanço na engenharia, em construções e em inúmeras outras aplicações.


Fonte de conteúdo: Engineering
Fonte de imagem: Google