Demolição, como o próprio nome insinua, é o ato de demolir, destruir, de maneira medida e calculada, alguma construção com a finalidade de ampliar o espaço para uma nova obra construtiva. Apesar de muitos acharem que não, a demolição é uma das atividades bem comuns dentro da construção civil.


Além do ato ser bastante executado para a para a retirada de algum elemento durante a construção de uma edificação, a demolição também pode ser necessária devido a idade de uma estrutura ou por questões de segurança. Por exemplo, caso uma construção antiga esteja sob risco de desabamento é recorrente que seja demolida para evitar possíveis acidentes.

Existem diversos meios e técnicas para realizar a demolição de alguma estrutura. Entre elas temos:

Demolição mecânica;

Demolição através do uso de explosivos;

Demolição manual.


- Demolição mecânica


Nesta situação, a demolição mecânica é tudo aquilo que envolve o uso de equipamentos e ferramentas mecânicas para realizar a destruição ou retiramento de algum elemento no prédio. É realizado geralmente por máquinas de médio e grande porte como martelos pneumáticos, carregadeiras, escavadeiras e guindastes. Este tipo de demolição pode ser usado para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos, estruturas de madeira, dentre outros.


Vantagens


Uma das vantagens da demolição mecânica é a rapidez na execução do serviço. Além disso, possui menor necessidade de mão de obra especializada, maior capacidade de demolição e preço relativamente mais barato do que a demolição manual.


Desvantagens


Como desvantagens deste tipo de demolição, temos:

Alto risco de acidentes devido ao porte dos equipamentos;

Grande geração de poeira;

Ruídos;

Necessidade de solo consistente, o que muitas vezes não é possível;

Necessidade de mão de obra especializada.


- Demolição com o uso de explosivos


O uso de explosivos ou implosão na demolição de edifícios tem como objetivo eliminar os principais elementos de apoio do prédio. A demolição por implosão é geralmente utilizada em áreas urbanas e para a demolição de grandes estruturas como arranha-céus, pontes, dentre outros.

Para que a implosão ocorra na melhor forma possível é preciso ser realizado um estudo detalhado sobre a estrutura. A colocação dos explosivos e o tempo de implosão depende do tipo da estrutura a ser demolida. É necessário uma equipe especializada para evitar acidentes e qualquer dano adicional que os explosivos podem provocar.

Uma das etapas mais importantes durante o processo de demolição por uso de explosivos é identificar os principais elementos e áreas da estrutura para decidir o melhor tipo de explosivo a ser utilizado, onde posicioná-los e como temporizar as detonações.


- Demolição manual


A demolição manual ou desconstrução, é óbvio que é por meio de processos manuais. Este tipo de demolição é utilizada normalmente para trabalhos que exigem mais cuidado com a estrutura. Por exemplo, é adotada a desconstrução quando se deseja reciclar ou reaproveitar o material retirado em outro local. O processo de desconstrução pode ser considerado um tipo de demolição sustentável pois permite a reutilização de materiais evitando que a quantidade de resíduos gerados pela demolição seja descartado no meio ambiente evitando assim impactos negativos na natureza.


Existem duas principais categorias de desconstrução. A primeira delas é a desconstrução não estrutural. Esse método está relacionado ao reuso de componentes de uma construção como portas, janelas e materiais de acabamento. O segundo método é a desconstrução estrutural que envolve materiais e estruturas como tijolos e blocos, madeira, pilares e vigas de concreto. Como um exemplo de reaproveitamento, pode ser citado a utilização de concreto demolido para a construção de um passeio ou calcada. Da mesma maneira, tijolos demolidos podem ser reciclados para a fabricação de novos tijolos para serem utilizados em outra construção.

E você engenheiro (a), não vai executar o projeto com risco de ser demolido por problemas de segurança, né? Para que isso não ocorra, você precisa conhecer e se matricular no MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras do Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF