A engenharia é primordial para a realização de determinadas obras, seja elas culturais, publicas, sociais e privadas. Ampliando em diversas áreas, como engenharia da computação, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia mecânica, entre várias outras especializações

.

Para o engenheiro civil, Dandley Machado, a engenharia representa a inovação e avanço da tecnologia nas construções civis. O engenheiro civil cria e desenvolve novos processos, resolve imprevistos, planeja, organiza, projeta e calcula. De acordo com Dandley, é necessário cuidado na realização das tarefas, pois a engenharia é uma profissão que há muitos riscos.


"Para cada funcionário que entra em uma obra são realizados treinamentos de segurança. Existem treinamentos para pedreiros, serventes, encanadores, eletricistas, operadores, encarregado, estagiários e mestre de obras. Os riscos são diversos, trabalho em altura, eletricidade, trabalho em periferias do prédio, carga e descarga de materiais e diversos outros", explica o engenheiro.

Ele relata que hoje a engenharia constrói o futuro das pessoas, e é preciso que o profissional se especialize para a área em que for trabalhar, o qual será mais qualificado e capacitado para exercer suas funções. Com relação a fiscalização das obras, é importante para que possa ser feita a verificação do serviço prestado. Se o que está sendo realizado, está de acordo com o planejamento do projeto e normas de desempenho. Lembrando que o engenheiro é responsável durante e cinco anos após a entrega da obra.


Para o engenheiro e coordenador de todas as áreas de engenharia da instituição do INCURSOS, Byl Farney, ressalta a importância da engenharia no contexto da sociedade. "O engenheiro é um profissional independente da sua especialidade, que trabalha em prol da sociedade. Todos os produtos que são frutos do trabalho intelectual do engenheiro são a serviço da sociedade", explica.


Segundo Farney, o engenheiro civil trabalha não só com construção de prédio, mas como barragens, saneamento básico, tratamento de agua, infraestrutura de agua, sempre planejando e executando.


"Independente da especialidade a gente percebe que é um profissional que trabalha não para interesse próprio, não para interesse do seu paciente, igual um médico que também tem seu serviço bacana e social, mas o médico está ali para atender o paciente, o particular, e o engenheiro não, ele está ali para servir uma sociedade como um todo, e isso aumenta muito a responsabilidade de um engenheiro", afirma Farney.

A engenharia mecânica tem a finalidade de analisar, projetar, supervisionar, desenvolver e solucionar tudo sobre maquinas e equipamentos, com o objetivo de melhorar o custo benefício para a sociedade. O estudante de engenharia mecânica, Carlos Henrique, diz que todo curso tem que ser feito por amor, e que seu gosto por projetar e inventar suas bugigangas começou desde pequeno.

"Eu faço o curso que amo e não por dinheiro, como muitas vezes é feito ou até incentivado pelos pais. Eu indicaria o curso para aqueles que amam essas coisas, com toda certeza o curso de engenharia será muito divertido, porém, devo ressaltar que não é algo fácil, pois a pessoa terá que se submeter aos estudos, ceder muitas vezes diversões em tempos livres e se aplicar bastante para ser um bom profissional", afirma.


Segundo Farney, nada existe sem a engenharia, como por exemplo, o médico, ele não tem a infraestrutura para trabalhar, o seu computador, seu equipamento, sua mesa, consultório, e a energia elétrica se não for pela a engenharia. O engenheiro é um profissional que se diferencia dos outros neste quesito, por ter uma aplicação do seu trabalho imediata e de cunho social em pequenas e grandes cidades, resolvendo problema de mobilidade urbana.


Autor: Raquel Lima

Fonte de imagem: Google