O uso industrial das estruturas metálicas vem sendo mais utilizado no Brasil, apesar de ser em menor quantidade tendo em vista outros países como Estados Unidos e Japão. Os perfis estruturais representam a grande versatilidade de utilização do metal, que pode ser utilizado nos mais diversos empreendimentos. Conheça os tipos mais comuns e recomendados de uso de cada perfil, as vantagens proporcionadas pelo aço e veja as diversas formas que esse material pode ser utilizado.

Perfis estruturais


Entre os tipos mais comuns de perfis estruturais estão: H, I, L, T, U e Z. Esses formatos são elaborados por meio de processos com laminação a quente, dobragens ou soldas. Normalmente, estruturas metálicas em aço contém menos peso e são mais resistentes que outros materiais como, por exemplo, o concreto e a madeira. Outra vantagem é que além de aliviar as cargas nas fundações, garantem uma instalação mais rápida e precisa. É por essa razão que são empregadas na agroindústria, em equipamentos de transportes, nas indústrias automobilísticas e mecânica e, claro, na construção civil. No entanto, cada perfil é recomendado para um tipo de uso. Confira!

Perfil em H


O perfil ou viga em forma "H" geralmente é utilizado para suportar cargas pesadas. Esse uso é indicado por causa da sua estrutura reforçada, composta por duas abas que também são chamadas de mesas. Pilares, vigas e marquises de grandes empreendimentos são compostas por esse tipo de estrutura.


Perfil em I


As vigas em "I" são feitas de carbono laminado. E, apesar de possuírem grande suporte de carga, têm as abas mais estreitas que os tipos em "H". Mesmo assim, podem ser usadas em prédios, casas, pontes e viadutos; além do uso em indústrias mecânica, automobilística e agrícola, pela grande capacidade de sustentação.

Perfil em L


Comumente chamados de "cantoneira", o perfil em L geralmente é utilizado para segurar, arrematar ou servir de apoio; ou ainda fazer ligações entre elementos principais, como pilares, vigas ou tesouras. Pela elevada resistência à flexão, as cantoneiras são empregadas em torres de transmissão, serralherias, implementos agrícolas e na indústria mecânica de maneira geral.

Perfil em T


Normalmente originado do corte de um perfil "I" ou "H", esse modelo tem centro de gravidade que coincide com o centro da peça. Por isso, ele apresenta um bom desempenho prático. Costuma ser bastante usado em acabamentos ou na montagem de forros.

Perfil em U


Considerada muito versátil, o perfil em U é fabricado para usos que exigem maior robustez, pois, apresenta alta inércia e resistência geométrica. São três diferentes tipos: simples, enrijecido e laminado. Pode ser aplicado em grandes ou pequenos projetos. Alguns exemplos de uso são: viga de acabamento, escadas, colunas, equipamentos de transporte, escoramentos, entre outros.

Perfil em Z


Fabricado por laminação esse perfil é muito utilizado na construção civil, transporte e manufatura. Devido seu formato, precisa ter precisão dimensional e alta qualidade.

Se você atua na área da engenharia e deseja dar um passo à frente na sua carreira profissional e aprimorar seu conhecimento sobre os diversos tipos de estruturas, saiba que o Instituto Monte Pascoal tem a pós-graduação certa para você. Faça sua especialização em Engenharia de Estruturas e Engenharia Geotécnica "Dupla Certificação". Seja um (a) profissional capacitado (a) e obtenha dois certificados de especialista em menor tempo, aprendendo com os melhores docentes da área.


Fonte: Galva Minas

Imagem: 123RF