Em construções civis é comum que resíduos sejam acumulados, e esses materiais utilizados em uma obra muitas vezes são considerados lixos por não terem utilização ali. Mas, a verdade é que dá para reaproveita-los sim desde que sejam tratados de forma adequada para ser levados para reciclagem ou até mesmo para o descarte correto.

Os resíduos podem ser gerados pelos próprios métodos de execução de um serviço ou por algum tipo de demolição. Além disso, o que é considerado lixo em meio a construção possui classificação sendo dividido pelos tipos de materiais utilizados na obra.


Classificação dos resíduos


De acordo com a resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), os resíduos podem ser classificados em:

Classe A


Os resíduos de Classe A nas construções civis são representados pelos materiais que podem ser reutilizados na própria obra. Além disso, se não puderem ser utilizados na mesma construção, podem ser encaminhados para unidades de reciclagem de materiais ou aterros próprios para materiais de construção civil. Dessa forma, podem ser dispostos para reciclagens ou reutilizações futuras.


Dentre os materiais que se encaixam na classe A, estão:


Materiais cerâmicos;

Blocos ou tijolos de alvenaria;

Telhas;

Argamassa;

Concreto;

Solos de terraplenagem.


Classe B


Os resíduos de Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outros fins. Dentre eles, destacam-se:

Papel e papelão;

Plásticos;

Metais;

Vidros;

Madeiras;

Gesso.

Classe C


Os resíduos de Classe C são materiais que não podem ser reciclados pois ainda não há técnicas para o processo de reaproveitamento. Desse modo, é necessário atenção especial com esses materiais durante o processo de execução de uma obra para que não haja desperdício de materiais.

São exemplos de resíduos da classe C qualquer material que não se encaixe na classificação de resíduos da classe D. Tais como:

Isopor;

Massa corrida;

Massa de vidro.

Esses resíduos devem ser separados de resíduos de outras classes e encaminhados para aterros preparados para o seu recebimento.

Classe D


Os resíduos de Classe D são materiais perigosos que podem causar danos à saúde humana e animal e ao meio ambiente. São exemplos de resíduos de classe D:

Tintas;

Solventes;

Vernizes;

Materiais e telhas de amianto;

Materiais das classes A, B e C contaminados.


Esses resíduos da construção civil também devem ser enviados para áreas de transbordo e triagem (ATT) ou para aterros industriais licenciados para receber esse tipo de produto.


Se você atua na área da engenharia e deseja aprofundar seu conhecimento nas questões voltadas para o gerenciamento de obras, saiba que há uma pós-graduação que conta com o módulo de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil com Foco na Sustentabilidade. A especialização em Planejamento de Obras e Gerenciamento de Obras "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal possui este e vários outros módulos importantes para você se destacar no mercado de trabalho.

E sabe o que é melhor? O Instituto Monte Pascoal está com 50% de desconto na matrícula mais 60% de desconto nas parcelas em todas as especializações e MBA’s somente hoje, na Black Friday. Tá esperando o que para mudar sua carreira e ser um (a) especialista no assunto com duas especializações em menor tempo? Faça já sua matricula.


Fonte: Escola Engenharia e Sienge Plataforma

Imagem: 123RF