As fundações têm como objetivo transmitir as cargas de uma edificação para as camadas mais resistentes do solo, de forma que não cause ruptura do terreno de fundação. Esse tipo de execução também é chamado de alicerce.


Para saber qual será o tipo de fundação utilizado em uma edificação é preciso levar em consideração a intensidade da carga e a profundidade da camada resistente do solo. Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.


Tipos de fundações


As maneiras de fazer fundações se dividem em dois tipos: fundações superficiais ou rasas, ou diretas e as fundações profundas.


Fundações superficiais ou rasas, ou diretas


De acordo com a NBR 6122/1996, as fundações superficiais são elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

Normalmente, essas fundações são projetadas com pequenas escavações no solo sem a necessidade de grandes equipamentos para execução. Alguns exemplos de fundações superficiais são: sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação, sapatas corridas, blocos e radiers.

Sapatas


Geralmente, as sapatas são feitas com base em planta quadradam retangular ou trapezoidal. São caracterizadas por trabalharem a flexão já que são executadas em concreto armado.


Blocos de fundação


Os blocos também servem para serem feitos com base em planta quadrada ou retangular, assim como em elevação assumindo a forma de bloco escalonado ou pedestal ou de um tronco de cone. Se caracterizam por trabalharem à compressão já que não é necessário o emprego de armadura pois os blocos de fundação são dimensionados para que as tensões de trações atuantes sejam resistidas pelo concreto.

Radiers


Considerado fundação superficial, o radiers recebe toda a carga da edificação e distribui no terreno. É semelhante a uma placa que abrange toda a área da construção. Neste caso, todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata.

Fundações profundas


As fundações profundas transmitem a carga ao terreno pela base, ou seja, pela resistência de ponta, por sua superfície lateral, resistência de fuste ou por uma combinação da duas.

Estacas


As estacas podem ser cravadas ou perfuradas, sendo elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas. São caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in situ ou mistos.

Tubulões


São elementos de fundação cilíndricos podendo ser de base alargada ou não. Também podem ser executados a céu aberto ou sob ar comprimido, pneumático, e com ou sem revestimento podendo este ser de aço ou concreto.


Em sua etapa final de execução, é necessária a descida de um operário para completar a geometria ou fazer a limpeza da base. Vale ressaltar também que bases com alturas superiores a 2 metros devem ser evitadas, conforme consta a NBR 6122/1996.

Caixões


São elementos de fundação profunda de forma prismática, concretado na superfície e instalado por escavação interna.


Se você atua na área da engenharia e deseja se capacitar melhor, aprofundar seus conhecimentos e estar mais preparado para atuar no mercado de trabalho, faça seu MBA em Projetos de Estruturas e Fundações no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e se torne referência no campo profissional.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF