Projetada pela ECLA Consultores, estrutura na cidade de Ilhéus terá 497 m de extensão e vão central de 182 m para permitir o tráfego de navios no Rio Cachoeira. O governador da Bahia Jaques Wagner assinou na semana passada a ordem de serviço para o início da construção da ponte estaiada Ilhéus-Pontal sobre o Rio Cachoeira, ligando as orlas norte e sul, na Bahia. O investimento é de aproximadamente R$ 165 milhões. Além da nova ponte de 497 m de extensão, 26 m de largura e 80 m de altura, a obra prevê a construção de 2,2 km de sistema viário no trecho da BA-001. O projeto da ECLA Consultores ainda inclui a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas.

A parte estaiada terá um vão central de 182 m e dois vãos laterais de 42 m cada totalizando 308 metros. A estrutura contará com quatro vias para veículos, uma via para pedestres e uma via para ciclistas. Este tipo de construção foi escolhida, segundo os engenheiros, "pela possibilidade do vão livre, sem pilares, para o livre tráfego de navios e também pela beleza estética que se torna mais uma referência turística para a cidade de Ihéus."

A previsão é de que trafeguem pela ponte aproximadamente 8,5 mil veículos por dia. Hoje, a única ligação entre o bairro Pontal e o centro de Ilhéus é a ponte Lomanto Júnior, também sobre o Rio Cachoeira e local de constantes congestionamentos. A ponte deve ser entregue em dois anos.

Fonte:PINIWEB.com.br