Construção de um dos primeiros edifícios pré-fabricados com estruturas modulares em Nova York. Desenvolvido pelo Estúdio Gluck, complexo terá apenas a fundação e o primeiro pavimento executados convencionalmente. Acima disso, 56 blocos retangulares formarão seis pavimentos de apartamentos.

Os arquitetos do estúdio Gluck +, antiga Peter Gluck and Partners, assinaram o projeto de um dos primeiros edifícios pré-fabricados em aço e concreto de Nova York. O Stack, como foi nomeado o complexo, terá sete andares com 28 apartamentos e é localizado em Manhattan. A construção modular demorará, segundo os engenheiros responsáveis, apenas dez meses para ser concluída, seis meses a menos do que se o empreendimento fosse construído nos métodos tradicionais. No edifício, apenas as fundações e o primeiro pavimento foram executados com concreto moldado in loco. O resto do edifício, pré-fabricado, será levantado, segundo a construtora, em apenas quatro semanas.

Ao todo, são 56 blocos de 45 metros de comprimento que formam o edifício. As peças foram fabricadas na Pensilvânia, com todas as características e divisórias já configuradas. Além do tempo de obra ser mais curto, o método foi escolhido por gerar menos barulho do que as obras convencionais, o que é importante quando se trata de uma cidade como Nova York. A redução do custo com mão de obra também foi importante na decisão. Jeffrey Brown, um dos arquitetos do estúdio, disse que "este projeto é um exemplo da oportunidade de gerar um desenho atrativo. Como construtores e desenvolvedores, estamos intrigados com esta metodologia e sua aplicação em um grande número de novos projetos".

Fonte: PINIWEB.com.br