Diante da quantidade de materiais comuns que se quebram facilmente, uma equipe de pesquisadores espanhóis do Centro de Tecnologias Eletroquímicas de San Sebastian criou o primeiro plástico capaz de se autorregenerar.

O nome do polímero, "Exterminador", foi dado em homenagem ao robô autorregenerativo de metal líquido do filme "O Exterminador do Futuro 2". Tal material pode aumentar a vida útil de peças de plástico utilizadas no cotidiano. O ensaio realizado se deu da seguinte maneira: uma amostra foi cortada ao meio e as partes foram comprimidas por duas horas. O resultado alcançado foi de uma regeneração de 97%, além do fato de não ocorrer quebra quando esticado manualmente.

A partir de um princípio simples e barato, os cientistas criaram os chamados elastômeros termorrígidos autorregeneradores a partir de materiais que já são utilizados em polímeros comuns, com objetivo de uma implementação fácil e rápida em aplicações industriais. Até então, o polímero desenvolvido é extremamente flexível. Agora, o foco dos pesquisadores é desenvolver um material mais rígido para aplicação na indústria.

Fonte: Blog da Engenharia