Todos alunos que estão começando o curso de engenharia se preocupam com qual calculadora deverá comprar, a qual consiga atender todas suas necessidades durante o curso. O mercado de calculada é bastante extenso, e para qualquer curso de engenharia o aluno deverá ter pelo menos uma calculadora cientifico para realização dos extensos cálculos.

Uma das calculadoras mais recomendada é a TI Nspire CX, que apresenta interface limpa, bateria de longa duração e que é recarregada via USB, rápida velocidade de processamento de dados, display colorido, modelo fino e leve, conexão fácil e rápida com computadores, criação de tabelas/spreadsheets, trackpad e cursor, apresenta diversos menus em variados idiomas é fácil de utilização, permite o cálculo de sequencias de equações com rapidez. No entanto é uma calculadora que apresenta licença do software por apenas um ano é e vendida somente no exterior.

A calculadora mais cara que apresenta funções infinitas é a HP 50G, funciona utilizando 4 pilhas AAA e uma bateria simples, salva memorias de cálculo, tem entrada para cartão SD, possibilita realizar desde contas mais simples até as mais complexas, possibilita resolver matrizes, integrais, derivadas, funções e esboçar gráficos, é encontrada em algumas papelarias e na internet, porem, apresenta como ponto negativo o fato de seu visor ser preto e branco, não é recarregada via USB, sua memoria interna é muito pequena, não apresenta boa sincronização com computador.

Por fim, a calculadora mais fácil de manusear, mais conhecida, mais clássica e consequentemente mais aceita por estudantes de engenharia é a Casio SVPAM, é a calculadora de preço mais acessível, simples e também a mais resistente a quedas que pode ser encontrada facilmente em papelarias e até mesmo na internet com valor em torno de R$ 40,00 a R$ 50,00. Apesar de ser bastante funcional não apresenta memoria de cálculo.

Fonte: Colunista Silvana Cristina