Engenheiros da NASA estão providenciando pernas para o Robonauta 2, o primeiro tripulante robótico da Estação Espacial Internacional. O Robonauta, que é perneta, está atualmente anexado a um suporte e em fase de testes. Seu primeiro trabalho consistiu na avaliação de uma luva robótica para metalúrgicos. Como o robô está em ambiente de microgravidade, as pernas foram projetadas não para andar, mas para escalar.

Em vez de pés, as pernas robóticas terão garras, adequadas para se fixar aos suportes padronizados da Estação. Elas deverão dar ao Robonauta a mobilidade necessária para que ele deixe de ser um experimento e passe a ajudar os astronautas nas tarefas repetitivas dentro e fora da Estação Espacial. O objetivo é liberar a equipe humana para trabalhos mais críticos, incluindo os experimentos científicos - e, eventualmente, chegar a estações futuras totalmente robotizadas. Câmeras em cada perna permitirão inicialmente que os operadores controlem e acompanhem o "agarramento" de cada pé. No futuro, a ideia é usá-las em um sistema de visão artificial para automatizar os movimentos das pernas robóticas.

O astronauta robótico deverá receber suas pernas no início do próximo ano. Embora as pernas já tenham sido projetadas para o trabalho dentro e fora da estação, serão necessárias atualizações na parte superior do corpo para que o Robonauta possa começar a trabalhar fora da Estação Espacial.

Fonte:Instituto de Engenharia