As interseções são pontos críticos da segurança nas redes de ciclovias, onde a junção do tráfego de diferentes tipos de veículos é um fator potenciador de risco e stress para o ciclista. Nick Falbo, um urbanista norte-americano propôs, no âmbito da competição Cameron Rian Hays Outside the Box 2014, promovida pela Universidade George Mason uma solução que permite o aumento da proteção dos ciclistas em cruzamentos partilhados.

Inspirado na geometria das interseções holandesas, Nick Falbo criou um conceito baseado em elementos de proteção físicos, distribuídos pelos cantos do cruzamento que permitem aos ciclistas algum grau de segregação relativamente ao restantes veículos e minimização de conflitos.

O conjunto de elementos fundamentais de proteção incluem ilhéus de canto para refúgio (a componente chave do conceito) e sinalização horizontal e vertical específica, que no seu conjunto permitem maior visibilidade dos ciclistas, redução das distâncias de atravessamento e aumento da segurança dos peões.

Fonte: Engenharia Civil