No âmbito do concurso adAPT NYC, que pretende encontrar soluções inovadoras de micro habitação, o Departamento de Manutenção e Desenvolvimento da Habitação em Nova Iorque selecionou um projeto piloto que servirá de base ao seu vasto programa de construção de apartamentos de baixo custo. Devido à sua configuração urbanística, a cidade de Nova Iorque é a exceção entre as grande metrópoles da costa Este dos Estados Unidos da América, no que diz respeito à possibilidade de expansão horizontal. Por essa razão e pelo facto dos regulamentos de construção obrigarem à execução de apartamentos com àreas superiores a 37 metros quadrados, independentemente do número de divisões, a tarefa de acomodar os mais de oito milhões de habitantes começa a tornar-se impossível.

A procura por apartamentos baratos e de pequena dimensão, para apenas um ou dois habitantes, é cada vez maior e a disponibilidade muito escassa. Deste modo, a câmara municipal decidiu apostar num programa de desenvolvimento de micro apartamentos, abolindo temporariamente as restrições quanto à área mínima regulamentar. O projeto vencedor do adAPT NYC é da autoria da Monadnock Development LLC, da Actors Fund Housing Development Corporation e do atelier nARCHITECTS. O edifício proposto localizar-se-á em Manhattan e será constituído por 55 apartamentos pré-fabricados e modulares, que possuem áreas entre os 23 e os 34 metros quadrados.

A reduzida dimensão dos apartamentos implica que parte dos serviços que na habitação tradicional, é individual e se encontra no interior de cada apartamento, passe aqui a ser partilhada. Por exemplo os residentes do edifício partilham a cobertura ajardinada, as salas comuns em cada piso do edifício, a lavandaria, o ginásio e até as varandas.A construção terá início no final de 2013 e os primeiros apartamentos estarão disponíveis em 2015. As rendas variarão entre 700 e 1300 euros, verdadeiros achados no competitivo mercado imobiliário Nova-iorquino.

Fonte: Engenharia Civil