Desenvolvido Novo Aditivo Poroso Capaz de Regular de Forma Eficiente a Humidade Interior

A utilização de componentes estanques na construção de edifícios, de forma a minimizar as fugas de calor e os gastos energéticos, é uma das principais causas do aumento excessivo da humidade interior e aparecimento de bolores e patologias construtivas associadas.

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Pesquisa de Silicatos (ICS), em parceria com a Universidade de Bayreuth e a empresa Keimfarben GmbH, estão a desenvolver um material capaz de contribuir para a regulação eficiente dos níveis de humidade interior em compartimentos.

O novo material regulador de humidade, que pode ser aplicado sob a forma de aditivo para tintas e materiais de reboco, é constituído por partículas de vidro poroso de tamanho, volume e forma controlados. A geometria destas partículas permite a absorção, armazenamento e libertação gradual da água existente no ar, mantendo a humidade interior a níveis confortáveis.

As partículas absorventes são fabricadas com vidro Vycor, um material de baixo custo, não tóxico e não combustível, com o qual é possível ajustar, de forma exata, o diâmetro e forma dos poros.

O tamanho dos poros dos aditivos é selecionado de acordo com o tipo de compartimento e sua humidade característica.
De acordo com a equipa de investigadores, o novo material tem um desempenho significativamente superior a outros materiais como as ziolites (minerais aluminossilicatos microporosos), sendo capaz de absorver, numa superfície de 40 metros quadrados, cerca de meio litro de água.

Fonte e Imagem (adaptada): via ISC Engenharia Civil