Foi-se o tempo em que os canteiros de obra possuíam aquele aspecto velho, mal cuidado com casas de madeira e às vezes condições sub-humanas, onde os trabalhadores eram expostos ao calor exagerado e outras situações. As grandes empresas cada vez mais se preocupam em oferecer bem estar aos seus colaboradores, pois procuram soluções que tragam benefícios para aqueles que moram nos canteiros de obras.

A Isoeste Construtivos Isotérmicos, sempre à frente de seu tempo desenvolveu uma linha de alojamentos para canteiros de obras em estrutura metálicas com telhas e painéis isotérmicos. Sediada em Goiás, e com quatro unidades pelo Brasil e com vasta experiência em Construções isotérmicas, como centros de distribuição, shoppings e indústrias, a Isoeste partiu para o grande projeto de construção dos alojamentos e espaços comuns do chamado Sítio Belo Monte. Esse "sitio" é parte da obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, de responsabilidade do Consórcio Construtor Belo Monte, localizado a cerca de 50 km de Altamira, no Pará.

Para a construção da usina, no Sítio Belo Monte, toda uma estrutura de moradia e convivência, estão sendo erguidos no meio da obra para abrigar os trabalhadores. Nesse local os alojamentos são montados primeiramente com estrutura metálica fornecida pela Isoeste, revestidos posteriormente com painéis de aço e isotelhas com núcleo de poliuretano (PUR). São 23 alojamentos para os trabalhadores das usinas, sendo que 19 destes são compostos por 12 vagões, e 4 por 6 vagões. Além dos alojamentos dos trabalhadores, estão sendo construídos, um grande espaço de convivência composto por 3 Cozinhas industriais, tendo cada uma um refeitório, além de estoques e áreas de lazer e descanso.

Além dos alojamentos e suas dependências, o Núcleo de RH que foi construído na cidade de Altamira, conta com dez alojamentos Admissionais, e 4 alojamentos demissionais, que servem para alojar os colaboradores em processo de ingresso ou desligamento da obra. Nesse setor também estão auditório, cozinha, convivência e escritórios.

Os construtivos isotérmicos trazem mais rapidez e segurança à obra. Por serem feitos em materiais resistentes à chamas, como aço e núcleo em poliuretano (PUR), os painéis e Isotelhas Isoeste possuem resistência ao fogo da Classe R1, e não propagam chamas. A montagem dos alojamentos é feita de forma rápida, sem entulhos. Além da segurança e economia que proporcionam, possuem excelente acabamento estético. Tudo isso feito para oferecer mais conforto térmico aos trabalhadores e ainda podem ser desmontados posteriormente para reutilização em outras obras.

A utilização dos alojamentos com telhas e painéis isotérmicos, mudam as características dos canteiros de obra e trazem mais humanidade aos trabalhadores, além de uma ótima qualidade de vida e de condições de trabalho.

Fonte: Engenharia é