Investigadores do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) desenvolveram um inovador processo construtivo que recorre, sequencialmente, a diferentes equipamentos robotizados autónomos para a execução de estruturas. Os robots utilizam tecnologia de impressão 3D e não estão limitados no que diz respeito à dimensão da estrutura a construir, ao contrário de outros sistemas construtivos que utilizam impressão tridimensional.

Na sequência construtiva, o primeiro equipamento utilizado é o Robot de Fundação que imprime as primeiras 20 camadas da estrutura, orientando-se através de marcas no pavimento.

O segundo robot é colocado diretamente sobre a estrutura de fundação, deslocando-se sucessivamente sobre as camadas impressas. Este equipamento é dotado de um sistema de estabilização que lhe permite percorrer as paredes da construção sem que a qualidade da impressão seja alterada. A inclinação do robot e posição da agulha de impressão podem ser modificadas, quando se pretende introduzir curvatura nas paredes.

Devido ao forte vínculo que este robot consegue estabelecer com a estrutura, é também utilizado para a execução das coberturas, janelas, portas, etc.

O terceiro e último robot do processo fixa-se às paredes da estrutura já construída através de um sistema de sucção. Ao contrário dos restantes equipamentos, desloca-se livremente pelo exterior da estrutura, permitindo o traçado de linhas de reforço.
Os robots estão ligados a um reservatório exterior móvel que fornece a argamassa de impressão.

Apesar de ainda se encontrar em fase de desenvolvimento, o sistema Minibuilders poderá ter vantagens significativas sobre os restantes sistemas estáticos de impressão tridimensional para a execução de estruturas, especialmente dada a sua versatilidade, aliando a modularidade à especialização.

Fonte: Engenharia Civil