O Rio Meia Ponte percorre 415 Km até a sua foz, drenando 37 municípios do Estado de Goiás. Ao longo dos anos, o Rio Meia Ponte vem recebendo uma forte carga poluidora que tem prejudicado a sua vida aquática, fazendo com que as espécies nativas sofressem um processo de extinção. Atualmente são encontradas apenas três espécies nativas no Rio Meia Ponte, dentre elas: Matrinchã, Piau, e Lambari, e outras espécies migratórias, como: Pintado, Dourado e Piracanjuba.

Com o objetivo de minimizar o impacto da carga poluidora do Rio Meia Ponte, a SANEAGO inaugurou em 2004 a Estação de Tratamento de Esgotos de Goiânia - ETE Dr. Hélio Seixo de Brito, que tem capacidade para tratar 75% dos esgotos coletados da população da capital, devolvendo vida ao Rio Meia Ponte. A Estação de Tratamento de Esgotos tem se preocupado não apenas com o tratamento dos esgotos, mas também em revitalizar a vida aquática, com a criação de uma piscicultura, nomeada João Bennio Baptista.

A piscicultura João Bennio Baptista é abastecida pelas águas do Rio Meia Ponte, tendo como objetivo repovoar o Rio com espécies nativas catalogadas e espécies migratórias encontradas em seu leito. A piscicultura já produziu, por meio de reprodução artificial em laboratório, cerca de 300 mil alevinos, que são soltos ao longo do rio por crianças e adolescentes como trabalho educativo de preservação da natureza.

A piscicultura João Bennio Baptista localiza-se na ETE Goiânia, possuindo 8 tanques, sendo 2 grandes e 6 pequenos, destinados à criação e desenvolvimento dos peixes, respectivamente. Os exemplares adultos já atingem em média 1000 gramas. O desenvolvimento é acompanhado por uma equipe técnica de profissionais da área, que garantem o funcionamento e a manutenção da piscicultura.


Fonte: SANEAGO Saneamento de Goiás S/A