Pesquisadores da Universidade do Texas, em Dalas, criaram uma tecnologia que pode ser o primeiro passo na direção de computadores portáteis com fontes de energia autossuficientes ou, mais imediatamente, baterias de smartphones que não acabem após algumas horas de uso pesado. Essa tecnologia explora o poder de um elétron de controlar o consumo de energia dentro de transistores, que são o núcleo da maioria dos sistemas eletrônicos modernos.

A pesquisa mostrou que adicionando uma camada específica de filme da espessura de um átomo a um transistor, cria-se um filtro para a energia que passa por ele a temperatura ambiente. O sinal resultante do dispositivo foi de seis a sete vezes mais preciso que o de dispositivos tradicionais. Dispositivos mais precisos utilizam menos voltagem e ainda conseguem gerar um sinal suficientemente intenso.

Explorar o comportamento único e súbito de um elétron é a forma mais energeticamente eficiente de transmitir sinais em aparelhos eletrônicos. Como o sinal é muito pequeno, ele pode ser facilmente diluído por ruídos térmicos a temperatura ambiente. Para detectar esse sinal quântico, engenheiros e cientistas que constroem dispositivos eletrônicos utilizam, tipicamente, técnicas de resfriamento externas para compensar a energia térmica no ambiente do elétron. O filtro criado pelos pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciência da Computação Erik Jonsson, na Universidade do Texas, é uma solução para filtrar esse ruído térmico.

Aparelhos como smartphones e tablets precisam de energia elétrica para operar. Reduzir a voltagem de operação significaria uma maior vida útil para esses e outros produtos. Dispositivos com baixa potência poderiam significar computadores que podem ser utilizados como roupas, sem requerer uma fonte de energia externa.

Fonte: Nature Communications