Para quantificar o consumo e enxergarmos como utilizamos os recursos hídricos, a organização internacional, sem fins lucrativos, Water Footprint, criou o conceito Pegada Hídrica que quantifica a água necessária ao longo de todo ciclo de uso em diferentes contextos. O conceito existe desde 2002, quando surgiu em Delf, na Holanda, inspirado na Pegada Ecológica, introduzida por William Rees e Matthis Wackemagel.

A pegada hídrica é definida como o volume de água total usada durante a produção e consumo de bens e serviços, bem como o consumo direto e indireto no processo de produção. Vala salientar que o uso de água ocorre, em sua maioria, na produção agrícola, destacando também um número significativo de volume de água consumida e poluída, derivada dos setores industriais e domésticos. Portanto, determinar a Pegada Hídrica é tornar possível a quantificação do consumo de água total ao longo de sua cadeia produtiva, e não apenas do consumo direto.

O criador do conceito, professor Arjen Y. Hoekstra, cita: "Os problemas da água normalmente estão intimamente ligados à estrutura da economia global. Muitos países externalizarão significativamente sua Pegada Hídrica, a importação de bens intensivos em água de outro lugar. Isso coloca pressão sobre os recursos hídricos nas regiões de exportação, onde muitas vezes os mecanismos para a sábia governança e conservação da água são escassos. Não só os governos, mas também os consumidores, as empresas e comunidades da sociedade civil podem desempenhar um papel na obtenção de uma melhor gestão dos recursos hídricos."

No Brasil, por exemplo, o consumo de água é de 2027 metros cúbicos per capita ao ano e ainda tem 9% da sua pegada hídrica total fora das fronteiras do país, ou seja, exportamos água por meio de nossos produtos.

É claro que não dá para listar todos os produtos que usamos diariamente, mas é surpreendente a quantidade de água doce usada para que tenhamos a nossa vida comum. Quer fazer o seu cálculo correto? Acesse o site da Pegada Hídrica no link abaixo, onde irá encontrar diversas curiosidades e muitas informações a respeito de um assunto tão concreto.

Fonte: Water Footprint