Em pronunciamento a CPI da Sabesp, o Secretário de Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Mauro Arce, defendeu a técnica de reúso da água, a qual ele considera uma das maneiras mais rápidas para melhorar a situação dos mananciais, além de ser um processo que já vem sendo usado no mundo inteiro. "Um dos projetos é no Rio Pinheiros. Vamos construir um coletor e uma estação de tratamento para que essa água seja despejada no Sistema Guarapiranga. O outro retiramos de Barueri e levamos para Cotia para tratar e, assim, aumentamos a disponibilidade de água para uso humano", comenta Arce.

O Secretário reforçou, ainda, que a redução da pressão de água para certos locais da cidade é uma providência necessária para reduzir as perdas por conta de vazamentos e não representa racionamento: "Essa medida está sendo usada desde 2008 e é feita em todo o mundo".

Segundo ele, o governo tem expectativas de resolver rapidamente a outorga para começar a fazer as obras de transposição do Sistema Paraíba do Sul para o Cantareira. "As coisas estão muito bem encaminhadas para que tenhamos essa outorga. É um assunto que está em andamento e que em breve teremos solução para começar essa obra". Arce destacou ainda as medidas tomadas pelo governo estadual para diminuir o consumo e garantir o abastecimento de água em São Paulo, como o aumento de bônus para quem aderir à economia.

Por último, afirmou que o governo já está pronto para começar a extrair a segunda parte da reserva técnica. "Devemos começar a usá-la na semana que vem, porque acredito que a água da primeira parte acaba até o sábado".

Fonte: Portal EBC