A cidade de Parnamirim, no Sertão Central de Pernambuco, contará ainda no mês de dezembro com seu sistema de esgotamento sanitário em pleno funcionamento. A obra, de cerca de R$ 8,4 milhões – recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – é executada pela Companha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina (PE).

Depois de pronto, o sistema de esgotamento de Parnamirim deverá ser operado pela Compesa (Companhia de Saneamento de Pernambuco). Serão 16 km de rede, três estações elevatórias, uma estação de tratamento de esgoto e 1.908 ligações prediais. Na estação foram construídas duas lagoas para tratamento de dejetos.

O sistema tratará 99% dos coliformes fecais e 82% dos demais dejetos gerados pela rede antes de chegar à bacia do rio Brígida, afluente do rio São Francisco no município. Elijalma Augusto Beserra, gerente regional de revitalização das bacias do rio São Francisco da 3ª Superintendência da Codevasf, frisa que todo o esgoto da cidade será tratado, retirando toda a contaminação dos dejetos que são lançados hoje in natura na bacia do rio Brígida, um dos afluentes do rio São Francisco e que abastece a cidade.

"Todos perceberam que essa é uma obra que trará mais qualidade de vida para quem vive em Parnamirim. Antes, a reclamação nos meios de comunicação da cidade era constante quanto ao esgoto que prejudicava principalmente as crianças, mas com essa obra sentimos que todos já enxergam a importância desse benefício", avaliou o prefeito de Parnamirim, Ferdinando Carvalho, informando que irá agilizar os entendimentos com a Compesa para que a empresa possa o quanto antes operacionalizar o sistema.

Fonte: Codevasf