O sistema Alto do Tietê, que abastece 4,5 milhões de paulistas, depende de uma série de chuvas históricas no mês de dezembro para não secar. O nível das represas baixou a 4,7% no último dia 08, abaixo dos 7,8% do Sistema Cantareira.

Em novembro, as águas represadas baixaram 3,2 pontos percentuais no Alto Tietê, que abastece parte da zona leste da capital paulista, e outros municípios da região metropolitana, como Mogi das Cruzes e Poá.

Segundo Engenheiro especialista em hidrologia, Roberto Kachel, será preciso chover acima da média histórica de 6,2mm/dia no mês de dezembro para o sistema não se esgotar. Caso contrário, o Alto do Tietê estará sem condições de captação de água em 30 dias.

Durante a crise no Sistema Cantareira, o Alto do Tietê foi constantemente usado para suprir a demanda de São Paulo, e hoje
encontra-se com apenas 1/3 de seu volume morto.

Segundo a Sabesp, não há um plano B. E espera-se que com a chegada do período de chuvas o nível dos reservatórios volte a subir.

Em geral, o nível dos seis principais reservatórios de São Paulo caiu nesta semana. O sistema de Rio Claro, que atende 1,5 milhão de pessoas, foi o que apresentou a maior queda percentual: 0,5, e agora opera com 28,3% de sua capacidade.

Fonte: Folha de São Paulo