O "Ranking do Saneamento 2014" faz um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, perdas, investimentos/arrecadação) dos 100 maiores municípios brasileiros. A base de dados consultada foi extraída do SNIS 2012 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) do Ministério das Cidades.

O novo ranking do Instituto Trata Brasil traz como novidade o desenvolvimento dos serviços de água e esgoto dos 20 melhores e 10 piores municípios, onde é possível detectar quais destas cidades atingiriam a meta de universalização do saneamento básico para 20 anos.

Resumidamente, podemos dizer que esta nova edição do Ranking revela que os avanços nos serviços de água e esgotos, assim como na redução das perdas de água nas 100 maiores cidades, continuam lentos e que, a se manterem os mesmos níveis de avanços encontrados de 2008 a 2012, não ocorrerá a tão sonhada universalização dos serviços em 20 anos. Os resultados mostram a necessidade de haver um maior comprometimento dos governos federal, estaduais e municipais, se quisermos universalizar o saneamento em duas décadas.

Uma novidade desse estudo é a simulação da possível universalização do saneamento para as 20 melhores e 20 piores colocadas no ranking. Os resultados mostraram que das 20 cidades melhor colocadas, 14 já atingiram a universalização e as outras 6 se encaminham para atingi-la nos próximos anos. Nas 20 últimas posições, no entanto, onde estão capitais como Manaus (AM), Natal (RN), Teresina (PI), Macapá (AP), Belém (PA) e Porto Velho (RO), apenas a capital amazonense atingiria a universalização dos serviços, a se manterem os níveis de avanços de 2008 a 2012. Detalharemos esse e outros pontos no texto.

O ranking completo, com as 100 maiores cidades do Brasil, pode ser acessado aqui.

Alguns resultados do estudo:

Atendimento da população com água tratada: A média de atendimento da população com água tratada nos 100 maiores municípios foi de 92,2%, portanto, bem superior à média brasileira em 2012, que foi de 82,70%. 22 municípios já atingiram 100% de atendimento de água, ou seja, já são universalizados neste quesito.

Atendimento da população com coleta de esgoto: A média de população atendida por coleta de esgotos nos 100 maiores municípios, em 2012, foi de 62,46%; à frente da média nacional de 48,29%. Quase 40 cidades possuem mais de 80% da população com coleta, mas em 29% das cidades menos de 40% das pessoas têm acesso ao serviço.

Perdas de água (faturamento e distribuição): A média de perdas de água (faturamento) nas 100 maiores cidades em 2012 foi de 39,43%, ou seja, superior à média brasileira de 36,9%. São resultados de vazamentos, roubos, gatos, falta ou erros de medição e outras irregularidades.

O estudo completo, com a metodologia e a análise de resultados, pode ser conferido no link abaixo.

Fonte: Instituto Trata Brasil