Bastante familiar a quem já montou colossais miniaturas com dezenas de peças LEGO, o projeto idealizado pela companhia Kite Bricks pretende revolucionar a área da construção civil. Sob o nome de "Smart Brick", a empreitada constitui-se como um mecanismo eficaz, mais barato e limpo de produção de edificações. Já protegido pelo órgão de registro de patentes dos EUA, o sistema, uma vez reificado, será capaz de construir pontes, casas, edifícios ou calçadas. Alto controle térmico, dutos para a passagem de fiação, resistência e "elasticidade" são alguns dos aspectos dos blocos inteligentes de tijolos.

A redução de custos estimada para a construção, por exemplo, de um prédio com oito andares fica em cerca de 50%. Além desta vantagem, as propriedades térmicas dos tijolos possibilitam a economia de até 60% de energia – variações de temperatura exigem que aquecedores ou ventiladores sejam ligados; neste novo e promissor cenário, um isolamento singular seria feito. "Há um eficaz redirecionamento de calor durante o verão e uma retenção de temperatura intensa no inverno – o que permite maior controle térmico e economia de energia", explicam os desenvolvedores do projeto.

Importante observar também a forma como a edificação é construída. Conforme demonstrado pelo vídeo publicado pela própria Kite Bricks, cada recinto é primeiramente criado em ambiente virtual. Em etapa posterior, a quantidade exata de peças adequadas a cada um dos setores da construção é depositada sobre o terreno onde a construção será feita. E quem coloca as "mãos na massa" é uma robusta e precisa máquina de encaixe. Vale notar que todas as peças podem ser facilmente substituídas – se parte da parede ou teto começar a rachar, basta fazer uma rápida troca.

Neste momento, os tijolos inteligentes Smart Bick são ainda um promissor projeto – o montante de US$ 3 milhões deve ser arrecadado pela companhia para que o primeira produção em larga escala possa acontecer (saiba mais aqui, em inglês). "O método de construção inteligente também reduz de forma significativa as exigências de materiais como areia, ferro e água. Os blocos foram criados com a ajuda de especialistas em engenharia e design; por serem extremamente fortes, os tijolos podem resistir até mesmo a terremotos", afirmam também os "pais" de Smart Brick.

visite o site de Kite Bricks aqui: kitebricks

Fonte: Tecmundo