Compatibilização de projetos, uso de pré-moldados e adoção planejada de equipamentos de transporte vertical agilizam processo construtivo

A alvenaria estrutural é apontada por construtores como um dos sistemas construtivos mais competitivos para obras residenciais.

No entanto, com a adoção de algumas boas práticas de planejamento e construção e a ajuda de tecnologias e sistemas de apoio, é possível tornar o processo construtivo ainda mais rápido e econômico.

Várias decisões, como o uso de elementos pré-fabricados, presença de equipamentos de transporte vertical, organização e treinamento de equipes de produção e uso de técnicas e ferramentais específicos podem agilizar a execução de edifícios em alvenaria estrutural.

Para incrementar a produtividade da obra, as soluções de racionalização devem ser pensadas já na concepção do projeto.

'É preciso minimizar o uso de blocos especiais no projeto arquitetônico, facilitando a lógica de abastecimento e de assentamento para a mão de obra', explica Rodrigo Muller, gerente geral de engenharia da Living São Paulo.

Vale lembrar também que prédios mais altos exigem mais armações e a quantidade de armação influi diretamente no ritmo do assentamento dos blocos.

Fonte: Techne