A gigante sueca da construção Skanska está a desenvolver, em colaboração com o Centro de Fabrico Inovador e Investigação da Construção da Universidade de Loughborough (IMCRC-LU), os especialistas de pré-fabrico de betão da Buchan Concrete, a empresa de materiais de construção sustentáveis Lafarge Tarmac e o gabinete britânico Foster + Partners, aquela que poderá vir a ser a primeira impressora comercial de betão do mundo.

As tecnologias de impressão tridimensional com argamassas de cimento têm vindo a ganhar especial relevância nos últimos anos, tendo sido apresentados publicamente, por diferentes entidades, múltiplos protótipos de dispositivos, cada um deles a prometer revolucionar a indústria da construção.

Para obter um dispositivo eficiente, com custo suficientemente baixo e passível de ser produzido em série, a Skanska aliou-se a parceiros de destaque tanto dos setores da construção civil e Engenharia Civil como da área de desenvolvimento tecnológico, projeto industrial e robótica.

A empresa avança que a nova solução permitirá reduzir o tempo de duração do fabrico de elementos estruturais complexos a uma fração do despendido por processos convencionais e com qualidades mecânicas e de acabamento muito superiores.

A equipa de desenvolvimento revelou também que a nova impressora 3D estará pronta a ser comercializada num prazo de 12 a 18 meses, podendo ser integrada de imediato em projetos de construção em curso.

Fonte: EngenhariaCivil