Nova Tecnologia de Ensaios Não Destrutivos de Materiais com Ondas Ultrassónicas Desenvolvida na Alemanha

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos IZFP em Saarbrücken anunciaram o desenvolvimento de um sistema de ensaio de materiais através de modelação tridimensional de alta definição, utilizando ondas ultrassónicas.

O sistema efetua um varrimento automático do elemento a analisar, permitindo uma mais rápida deteção de defeitos no material, determinação da dimensão do defeito e da sua localização exata.

A tecnologia de ondas ultrassónicas para o controlo de qualidade de materiais é utilizada há vários anos nos laboratórios de Engenharia Civil no entanto, tradicionalmente, implica a intervenção de um operador para guiar manualmente a sonda ao longo do elemento em análise e assim recolher dados que permitam detetar degradações ou defeitos de fabrico.

Os sistemas correntes permitem também a recolha pontual de imagens bidimensionais de secções do material, no entanto não possibilitam a geração direta de uma imagem espacial de alta definição.

O sistema agora desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer, utiliza várias sondas a funcionar em paralelo, operadas por um braço robótico, que permitem a análise simultânea de múltiplas zonas do material.

Um software específico utiliza os dados recolhidos para gerar, em tempo real, um modelo tridimensional.

Segundo o Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos IZFP, a nova tecnologia pode ser usada em materiais que, até agora, eram de caracterização difícil com sistemas de ondas ultrassónicas, como os polímeros reforçados com fibras.

O próximo passo de desenvolvimento é a análise e deteção automática de patologias no seio dos materiais, através de algoritmos computacionais.

Fonte: Engenharia Civil