O projetista francês Charlie Nghiem está trabalhando, juntamente com a Renault, em carro elétrico que pode revolucionar toda a indústria automotiva – e da energia.

O modelo chama-se Renault 4Lectric – este, inspirado na velhinha 4L – e conseguirá produzir mais energia da que consome.

Seguindo a linha dos modelos compactos agora em alta, a 4Lectric utiliza a energia solar e a energia cinética das travagens para se alimentar.

A si e à comunidade, uma vez que o veículo consegue armazenar a energia que não utiliza, assim compartilhando com a rede.

Para tal, o 4Lectric tem duas baterias – uma mantém o carro em funcionamento e a outra armazena a energia que este não consome.

O veículo tem um interface que ajuda a distribuir e compartilhar a energia solar armazenada, podendo fazer isso quando está ligado a uma estação de carregamento.

Além disso, este modelo futurista tem ainda sensores que transformam o calor em energia, por isso o carro consegue produzir muito mais energia do que a que realmente consome.

Veja como funciona o esquema de compartilhamento de energia.

Fonte: Engenharia É