Na cidade de Falun, Suécia, vai nascer o primeiro datacenter do mundo com pegada ecológica negativa.

O projeto EcoDataCenter, que resulta de uma parceria da companhia do setor da energia, Falu Energi & Vatten, EcoDC AB e da fabricante de equipamento eletrónico Schneider Electric, pretende reverter os elevados gastos energéticos da infraestrutura global de tecnologias de informação e comunicação, que representa aproximadamente 10% do consumo mundial de eletricidade.

As instalações do datacenter funcionarão exclusivamente com recurso a eletricidade proveniente de cogeração e fontes energéticas renováveis, tais como a solar, eólica e hidroelétrica.

O calor gerado pelos servidores informáticos servirá para aquecer os edifícios de Falun, através da sua integração no, já existente, sistema municipal de distribuição de calor.

Esta medida em particular terá um impacto enorme na sustentabilidade operativa do complexo, estimando-se que daí resulte, ao longo de um ano, uma pegada ecológica negativa.

Por outro lado, durante os meses mais quentes, o vapor de água resultante da operação da central elétrica local será aproveitado para fazer funcionar o sistema de refrigeração do centro de dados.

O EcoDataCenter será constituído por três edifícios, com uma área total superior a 23 mil metros quadrados, dotados de coberturas verdes que ajudarão a manter as baixas temperaturas interiores durante os meses de Verão.

A Suécia tem um dos mais eficientes sistemas elétricos do mundo e o custo da eletricidade é muito inferior ao da média europeia.

Por outro lado a temperatura anual média é de apenas 5ºC, o que torna o país num ecossistema privilegiado para a instalação de grande datacenters.



Site Oficial: EcoDataCenter

Fonte: EngenhariaCivil.com