O presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, participou da coletiva de imprensa para o lançamento da Pollutec Brasil 2016 – Feira Internacional de Tecnologia e Soluções Ambientais, cuja primeira edição no país será realizada entre os dias 14 e 16 de abril do próximo ano, em São Paulo. Em um intercâmbio inédito entre os dois países, a ABES foi escolhida pela organização e será a principal apoiadora da Pollutec Brasil.

A versão brasileira da feira, que é sucesso há mais de 40 anos na França, está sob responsabilidade da Reed Exhibitions Alcantara Machado e conta também com a parceria da Reed Exposition France – referência internacional em feiras relacionadas ao meio ambiente.

A estimativa é que o evento receba mais de 100 expositores nacionais e internacionais e quatro mil visitantes do setor público - autoridades dos governos federal, estaduais e municipais - e do privado - diretores, engenheiros, técnicos e pesquisadores. Entre os temas que serão abordados aparecem como principais: "Tratamento de água e efluentes", "Gestão de resíduos, reciclagem e limpeza", e "Energia, biomassa, aproveitamento energético de resíduos, eficiência energética". As palestras e workshops trarão discussões sobre as políticas, legislações e aplicações que envolvem os mais diversos setores no campo ambiental.

Para Dante, a importância do apoio à feira francesa, que chega ao Brasil após dois anos de negociação e discussão entre as partes envolvidas, está na aproximação com outro país. "Já temos parceria com Portugal e Itália e agora a França. Portanto, esta é uma nova oportunidade para a ABES se desenvolver e garantir parte de sua sustentabilidade, inclusive financeira," afirmou.

A ideia é que a Pollutec Brasil, que cobre todos os setores ambientais (saneamento básico, gestão de riscos, reabilitação de solos, mobilidade urbana, eficiência energética, controle de qualidade do ar, engenharia ecológica) torne-se importante material para a geração de negócios no setor.

"Sempre defendi que a ABES praticasse o verdadeiro significado do saneamento ambiental, que fôssemos além do campo água-esgoto e que abarcássemos o setor ambiental como um todo", lembrou Dante em seu discurso, quando falou do inicio da entidade, criada com enfoque na capacitação técnica. "É por isso que, quando a Pollutec nos procurou, vimos que era uma grande chance. Nossa feira (a Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que acontecerá juntamente com o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, de 4 a 8 de outubro), é basicamente de água e esgoto. Sempre defendi essa parceria e estou satisfeito e otimista. Tenho certeza do sucesso da iniciativa", finalizou.

A Pollutec Brasil será bianual, nos anos em que não ocorrem o Congresso e a Feira da ABES. Acesse o site do evento: Pollutec

.

Fonte: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental