Sistema Inteligente de Controlo de Fluxos de Tráfego Poderá Acabar com Engarrafamentos Rodoviários

Engenheiros do Instituto de Dinâmica Urbana (UDI) do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, estão a desenvolver um sistema de controlo dos fluxos de tráfego que tira partido de tecnologias de comunicação sem fios entre veículos.

O sistema visa a redução drástica da probabilidade de ocorrência de engarrafamentos através do controlo inteligente de variáveis como a localização, velocidade e destino dos veículos em circulação.

Para isso a equipa de investigadores criou algoritmos de controlo que ditam a forma como os veículos comunicam entre si.

Em vez de um controlo centralizado, que implicaria a transmissão de quantidades massivas de dados entre os veículos e centrais de gestão, o sistema é baseado num funcionamento descentralizado.

A framework computacional fornece aos condutores informações cruciais como a velocidade ótima de circulação para as presentes condições de trânsito, a melhor via para circular e, de acordo com a localização atual e o destino pretendido, a melhor rota a adotar.

De acordo com os investigadores, esta tecnologia permite a minimização das manobras de pára-arranca e um incremento global da segurança nas vias urbanas.

Os passos seguintes consistirão na validação da framework através do recurso a modelos de simulação de tráfego.

Será analisada a interação do sistema com condições de tráfego baseadas na realidade, correspondentes a zonas urbanas existentes.




Fonte: Engenharia Civil