Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um processo que permite a visualização da vibração de estruturas.

A tecnologia, denominada "ampliação de movimento", faz uso de imagens recolhidas por câmaras de alta velocidade e de software de imagiologia que coloca em destaque determinadas frequências nos fotogramas.

A amplitude da vibração de estruturas é atualmente medida através de acelerómetros, que possibilitam aos Engenheiros Civis obter ordens de grandeza dos deslocamentos de pontos singulares.

Estes dispositivos têm um custo muito elevado, restringindo a sua aplicação a projetos muito específicos.

Além disso, uma vez que um acelerómetro mede o movimento de um único ponto, é necessária uma matriz de elevada densidade para se ter uma ideia aproximada do comportamento dinâmico de uma estrutura.

Uma alternativa ao uso de matrizes de acelerómetros é a vibrometria laser, uma técnica que faz uso de feixes laser e ondas acústicas para a determinação dos deslocamentos das estruturas.

Apesar de precisa e de funcionar sem necessidade de contacto direto com a estrutura, esta tecnologia sofre do mesmo inconveniente dos acelerómetros, ao permitir a medição de um único ponto de cada vez.

Por outro lado, o método criado pelo MIT possibilita a medição e visualização dos deslocamentos de toda a estrutura. O uso dos algoritmos de tratamento de fotogramas permite colocar em destaque aquilo que numa observação a olho nu seria impercetível.

De acordo com os investigadores esta técnica inovadora, de baixo custo e não invasiva, tem aplicação imediata à monitorização remota de edifícios, pontes ou de outras estruturas.



Fonte: Engenharia Civil