No âmbito dos programas nacionais de incentivo à construção sustentável, promovidos pelo Governo da Malásia, a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Tecnologia MARA (UiTM) desenvolveu um betão estrutural mais amigo do ambiente que está a começar a ser aplicado em várias obras do País.

O novo material de construção ecológico, designado "betão de mistura-verde" é caracterizado por uma elevada percentagem de integração de resíduos.

Este inovador betão estrutural é fabricado recorrendo a cinzas volantes, um subproduto das centrais termoelétricas a carvão e agregados reciclados de betão.

O seu reforço é efetuado com fibras de alumínio, provenientes da reciclagem de latas de refrigerantes – um resíduo altamente problemático na Malásia.

De acordo com investigadores da UiTM, o novo betão estrutural é significativamente mais barato que o betão convencional com cimento Portland Normal e possui uma resistência 30% superior. A sua produção tem igualmente uma pegada ecológica inferior à do betão corrente.

Além disso o seu fabrico está associado à redução, reutilização e reciclagem de subprodutos industriais, que de outra forma acabariam em aterros.

De forma a incentivar o uso dos novos materiais ambientais produzidos no país, o Governo da Malásia instituiu o índice de sustentabilidade GBI ("green building index") que permitirá incentivar a construção sustentável, distinguindo edifícios e outras estruturas que recorram a tecnologias ecológicas.

Fonte: Engenharia Civil