A fabricante de pré-fabricados de betão Lock-Block divulgou dois pequenos filmes que mostram uma inovadora técnica construtiva destinada à execução de passagens inferiores, passagens hidráulicas e túneis em arco com blocos de betão de encaixe.

A empresa canadiana utiliza elementos estruturais muito semelhantes a peças de lego e, como dispositivo de suporte provisório, um camião dotado de uma estrutura metálica especialmente preparada para o efeito.

O método construtivo possibilita a execução de estruturas autoportantes em arco de diâmetro e inclinação variáveis, graças à versatilidade da estrutura regulável montada no chamado "zipper truck" (que traduzido para português significa "camião fecho de correr", devido à forma contínua como permite o sucessivo entrecruzamento dos blocos de betão de encaixe).

É também dispensada a execução de elementos de cofragem, podendo o camião ser utilizado indefinidamente sem necessidade de qualquer operação de desmontagem antes de ser utilizado na obra seguinte.

Quando finalizado o empilhamento dos blocos de uma secção do arco, o camião avança, originando o refechamento da secção e deixando lugar para a execução da secção contígua seguinte.

Para trás fica uma estrutura, em blocos de betão de encaixe, de grande estabilidade, capaz de se suportar a si mesmo.

A técnica não é nova, tendo sido utilizada pela primeira vez pela Lock-Block em 2012, na construção de um trecho de teste.

No entanto só recentemente a técnica atingiu a maturidade necessária para a execução de estruturas de grande dimensão.



Fonte: Engenharia Civil