A multinacional de serviços de engenharia, Arup, divulgou hoje mais alguns pormenores da sua inovadora tecnologia de impressão 3D de ligações metálicas.

Denominado método de "fabrico aditivo", permite uma redução significativa do custo e peso de elementos de ligação de estruturas em aço e outras ligas metálicas.

Um exemplo demonstrativo das capacidades de otimização estrutural da nova tecnologia da Arup, pode ser observado na imagem acima.

Os três elementos de ligação possuem a mesma resistência estrutural mas geometria e peso muito distintos. O da direita foi dimensionado com o método de "fabrico aditivo" em mente e fabricado com este novo processo.

O resultado foi uma redução de 75% do peso e 50% da altura, em comparação com o elemento de ligação em aço da esquerda, fabricado pelos métodos tradicionais.

Os engenheiros da Arup estimam que a redução global de peso, num projeto de construção, possa chegar aos 40%. Além disso a economia de aço e diminuição dos desperdícios de material, dota a tecnologia de uma importante vertente sustentável.

Os novos processos possibilitam aos fabricantes, a criação de peças estruturais de elevada complexidade e abre aos Engenheiros Civis e Engenheiros de Estruturas novos horizontes no projeto de edifícios e pontes, permitindo níveis de otimização estrutural nunca antes alcançados.






Fonte: Engenharia Civil