Estudante cria mochila para carregar aparelhos eletrônicos com energia solar, Projeto buscará recursos em campanha no site de financiamento coletivo Catarse

Ficar sem bateria no smartphone e não ter onde carregar pode trazer transtornos e aborrecimentos para quem depende da tecnologia. Foi pensando nesse tipo de situação que o estudante Verinaldo Dantas desenvolveu com mais dois amigos uma mochila inteligente para carregar dispositivos eletrônicos com energia solar.

A equipe batizou a mochila de EvA e buscará recursos no segundo semestre para lançar o produto via campanha no site de financiamento coletivo Catarse. A empresa até chegou a lançar uma campanha no site Kickante, que acabou não dando certo.

Dantas é estudante do curso informática para negócios da Fatec e participou do programa Ciência sem Fronteiras para fazer a chamada graduação sanduíche. O estudante cursou um ano na Northern Virginia Community College, nos Estados Unidos, onde teve aulas relacionados ao empreendedorismo e a possibilidade de criar projetos.

As aulas resultaram no projeto da mochila inteligente e a vontade de tirar o projeto do papel no Brasil. "Eu e mais dois colegas desenvolvemos a mochila usando os princípios de sustentabilidade", diz.

A mochila tem placas para captação de energia solar e uma bateria que fica completamente carregada em 12 horas. Uma carga completa é capaz de carregar dez vezes um smartphone modelo iPhone 5S, por exemplo. O usuário pode carregar a bateria em etapas, que não sofre perda de energia - a bateria também pode ser carregada na tomada.

O modelo ainda é equipado com dispositivos que terá portas USB, saída HDMI, entrada e saída de áudio, mini speakers, microfone para reconhecimento de voz, disco rígido, serviço para armazenagem de arquivos nas nuvens, conexão Bluetooth e Wi-Fi. "O usuário não ficaria na mão em qualquer situação e consegue acessar seus dados", afirma Dantas.

Dantas tem a 'versão beta' da mochila e os recursos pedidos na campanha ajudarão na confecção do modelo final que deverá ser comercializado. A mochila terá três versões com preços entre R$ 1.150 a R$ 1.650.

Site Oficial: Catarse

Fonte: Estadão