Uma equipa de investigadores do Laboratório Federal Suíço de Ciências dos Materiais e Tecnologia (EMPA) desenvolveu um novo método de fabrico de betão auto-compactável de elevado desempenho, que permite um aumento da resistência ao fogo.

A descoberta poderá permitir que esta família de materiais, com todas as vantagens que lhe estão associadas, possa ser usada em estruturas resistentes ao fogo.

Ao contrário do que acontece com o betão vibrado e o betão autocompactável corrente (BAC), no betão auto-compactável de elevado desempenho não é possível a adição de fibras poliméricas para a melhoria do comportamento ao fogo, sem que o desempenho mecânico seja significativamente afetado.

Estas fibras de polipropileno são adicionadas à mistura para permitir que o vapor de água, acumulado no seio dos elementos de betão durante um incêndio, possa ser libertado sem que a integridade estrutural seja posta em causa. Quando sujeito a elevadas temperaturas o polipropileno derrete formando uma rede de finos ductos que evita a formação de zonas de sobrepressão que conduziriam à escamação e eventual fratura do elemento estrutural.

Para simular este efeito em betão auto-compactável de elevado desempenho sem que o comportamento estrutural fosse afetado, os engenheiros do EMPA juntaram 2 kg de fibras de polipropileno por metro cúbico de mistura (uma quantidade que seria insuficiente para a formação de uma rede contínua de ductos) e ainda uma pequena quantidade de um Polímero Super Absorvente (PSA). Este material é capaz de absorver várias vezes o seu próprio peso em água, o que permite a formação de espaços ocos durante o processo de secagem do betão.

Estes espaços têm uma função complementar à rede de polipropileno na condução do vapor de água para o exterior, permitindo melhorar consideravelmente o comportamento ao fogo de elementos estruturais construídos com betão auto-compactável de alto desempenho.


Fonte: Engenharia Civil