Mega impressora 3D para betão permite fabricar elementos construtivos com 11 metros de comprimento

A Universidade Técnica de Eindhoven (TU Eindhoven) anunciou o arranque do programa de ensaios (denominado "3DCP") com a sua gigantesca impressora de betão, apresentada ao público na semana passada. Fabricado com a cooperação da fabricante holandesa ROHACO, o equipamento permite a execução de elementos estruturais com dimensões de até 11 metros de comprimento, 5 metros de largura e 4 metros de altura.

Com uma precisão sem precedentes, a impressora permite o fabrico de estruturas complexas, utilizando múltiplos tipos de argamassas.

De acordo com a TU Eindhoven, o equipamento possibilita, por exemplo o fabrico das diferentes componentes de paredes exteriores de edifícios, utilizando betão reforçado com fibras para a estrutura base, uma camada de argamassa isoladora para assegurar o bom comportamento térmico do elemento, revestimento com espuma acústica no intradorso e betão repelente de sujidade no extradorso.

O sistema tem também em conta características como a rede de ductos a incorporar nos elementos construtivos, previstas em fase de projeto.

Alguns dos pontos que estão em desenvolvimento no âmbito do programa de investigação 3DCP, que se prolongará pelos próximos 5 anos, com um financiamento de 650 mil euros, incluem a previsão mais precisa do tempo necessário para que cada camada adquira as características mecânicas e valores de humidade ideais de forma a que a camada seguinte possa ser aplicada com boa estabilidade e aderência.




Fonte: Engenharia Civil