Anilhas inteligentes permitem medir força de aperto de parafusos de estruturas metálicas

Engenheiros da Universidade do Alabama em Huntsville (UAH) desenvolveram um novo tipo de anilha para ligações de estruturas metálicas que é capaz de medir, de forma precisa, a força de aperto de parafusos.

A nova anilha inteligente integra sensores de carga piezoelétricos que garantem uma maior segurança na construção de estruturas em aço.

A construção de grandes estruturas metálicas implica um controlo apertado sobre a integridade das ligações, sendo, nesse âmbito, a força de aperto de parafusos, um dos fatores determinantes para o garante da segurança global.

Tradicionalmente aquela é controlada através da medição cuidada do binário e da rotação durante a operação de aperto.

Este controlo, por ser indireto e baseado em correlações, oferece apenas uma aproximação ao valor real, podendo introduzir desvios de até 35% devido à incerteza decorrente dos valores de atrito.

O novo dispositivo da UAH é constituído por filamentos piezoelétricos com capacidade de ligação a um dispositivo móvel e permite a medição, em tempo real, da força efetivamente exercida, com uma margem de erro situada entre 5 e 10%.

A nova anilha está atualmente em fase de ensaios, nos laboratórios de estruturas da UAH, estando a ser testadas diferentes ligas metálicas que permitam reduzir consideravelmente o custo de fabrico e maximizar o seu comportamento mecânico (de forma a oferecer um encapsulamento eficaz para os frágeis sensores cerâmicos piezoelétricos integrados), sem comprometer a precisão já conseguida.

Fonte: Engenharia Civil