Você não leu errado! São 400 quilômetros com apenas 1 litro de etanol. Essa é a marca que deverá ser alcançada pela equipe Pato a Jato com seu carro protótipo supereconômico.

A equipe é formada por 18 estudantes da unidade de Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, parte da equipe vai para Detroit – EUA, participar do evento Shell Eco-marathon, que desafia estudantes de países da América a projetar veículos com altíssima eficiência energética.

O evento permite protótipos que utilizam bateria, gasolina, diesel, hidrogênio, gás natural ou, no caso da categoria que os brasileiros participarão, combustíveis alternativos, como o etanol.

No ano passado, 2015, os estudantes conseguiram o segundo lugar em seu respectivo grupo, com a marca de 316 quilômetros rodados utilizando apenas um litro de etanol.

Para o momento, o Popygua, como é chamado o protótipo, vai em uma versão "2.0": com 13 quilos a menos que no ano anterior, ele agora pesa apenas 37 kg e é feito inteiramente em fibra de carbono.

O Shell Eco-marathon 2016 acontece nos dias 22 e 24 de abril.

Fonte: Engenharia é