Projeto da Poli (USP) quer provar que veículo leve também pode atender aos requisitos de segurança globais

Aluno de doutorado da Politécnica (Escola da Engenharia de SP) da USP, o engenheiro Anderson de Lima, criou o projeto de um carro leve urbano com motor elétrico e que atende aos mais exigentes requisitos de segurança veicular.

Sem nome, o projeto tem dimensões de 1,25 metro de largura, 2,60 m de comprimento e 1,65 m de altura, ocupando cerca de metade do espaço de um carro compacto.

Ou seja, assim em uma mesma faixa poderiam rodar dois deles no lugar de apenas um. Fora isso, o carro é extremamente leve, com apenas 500 quilos.

Na parte de motorização, a ideia é instalar quatro unidades elétricas instaladas nas rodas. Sem as baterias, o peso do veículo é de 400 kg, mas o projeto contempla também a possibilidade de um conjunto híbrido, seja a combinação elétrico-etanol ou elétrico-gasolina.

Segundo o orientador da pesquisa, o professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli-USP, o carro segue os requisitos que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como meta para segurança, que são mais rígidos que as regras vigentes no País no momento.


Fonte da imagens: Estadão

Fonte: Jornal do Carro