Investigadores da Universidade de Kobe no Japão desenvolveram sistemas LED para integração em elementos estruturais, que oferecem uma representação visual da saúde construtiva de edifícios, pontes, túneis e outras infraestruturas.

A tecnologia, denominada "On-Site Visualization" (OSV), foi já implementada, no âmbito de um programa de cooperação promovido pela Agência Internacional Japonesa de Cooperação (JICA), em diversos pontos dos estaleiros de construção do sistema de metropolitano de Jacarta.

A tecnologia OSV possibilita o processamento de uma grande variedade de dados em tempo real, sendo dirigida especialmente à avaliação da segurança estrutural em estaleiros de construção.

O sistema japonês utiliza equipamento portátil, dotado de múltiplos sensores, que pode se acoplado ou integrado em pilares, vigas e lajes de concreto armado.

Permite a detecção de um conjunto variado de defeitos construtivos e de deslocamentos anormais das estruturas, assinalando o grau de perigo com diferentes cores: azul para segurança estrutural plena, amarelo quando são detectadas irregularidades e vermelho quando existe risco de colapso.


O desenvolvimento do sistema, integrado no Programa de Desenvolvimento Social e Econômico em Países em Desenvolvimento Através de Parcerias com o Setor Privado foi coordenado pela Universidade de Kobe, tendo contado com a participação de várias organizações públicas e privadas de âmbito acadêmico e industrial


Fonte e Imagens (adaptadas): Universidade de Kobe

Fonte: Engenharia civil