Desde milhares de anos atrás, o homem começou a construir maravilhas da Engenharia Civil que são realmente de tirar o fôlego, e algumas simplesmente incríveis e inacreditáveis para a época em que foram construídas. Essas obras trouxeram mudanças sociais e muitas são consideradas como verdadeiros marcos na história.


Entre muitas das obras de arte criadas por engenheiros ao redor do mundo e em várias épocas diferentes, abaixo estão as 7 maiores obras da Engenharia Civil no mundo:


  • 1- As Pirâmides de Gizé no Egito: As Pirâmides de Gizé, localizadas no Cairo (Egito), foram construídas há aproximadamente 4500 anos, e estão entre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo. A maior entre essas 3 pirâmides é a do faraó Quéops, com 138 metros de altura, cobrindo 52,9 mil metros quadrados de superfície. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".
    Ainda hoje, as Pirâmides de Gizé intrigam arqueólogos do mundo inteiro com sua construção extremamente grandiosa para os recursos da época em que foram construídas.

  • 2- A Grande Muralha da China: Com cerca de 20.000km de comprimento, a Grande Muralha da China é considerada a estrutura mais extensa construída pelo homem no mundo. Ela foi construída entre o século V a.C. e o século VI a.C., e o que torna essa construção ainda mais incrível é que ela está localizada em um terreno extremamente irregular, e sem os recursos da tecnologia moderna.

  • 3- A Ferrovia Transcontinental: Por volta do século XIX a tecnologia fez grandes avanços com a era industrial que começaram a chegar lentamente aos EUA. Esses avanços, somados à vontade de ligarem o Ocidente com o Oriente para gerarem benefícios econômicos, levaram à construção da magnífica obra de engenharia civil responsável por mudar o continente permanentemente.

  • 4- O Big Dig de Boston: Tal obra é reconhecida como a maior, mais complexa e mais exigente obra de vias de comunicação da história dos EUA. Ela permitiu uma redução considerável no congestionamento do trânsito, permitindo uma melhor mobilidade em uma das principais, mais antigas e mais congestionadas cidades do país. Além disso, foi responsável pelas bases de uma futura prosperidade econômica em Massachusetts e de toda a Nova Inglaterra.

  • 5- Barragem Hoover: Para possibilitar a construção dessa barragem, os engenheiros tiveram que que redirecionar o rio Colorado, utilizando túneis escavados no interior das paredes do Cânion como recurso. Esses túneis tinham 17m de diâmetro e um comprimento total de 5 km. A barragem foi concluída em 1935 e considerada a maior estrutura de betão do mundo.

  • 6- Eurotúnel: O Eurotúnel é o maior túnel ferroviário subterrâneo do mundo. Seu comprimento é de 52km e faz a ligação entre Coquelles na França e Folkestone na Inglaterra. Suas obras tiveram início em 1988 e foram concluídas em 1994. O Eurotúnel é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

  • 7- O Canal do Panamá: Antes da construção do Canal do Panamá, que foi inaugurado em 15 de agosto de 1914, um barco precisaria percorrer 19.312 km, o que demorava cerca de 67 dias, para ir de São Francisco a Nova York. O Canal do Panamá reduziu esse percurso para 6.437km.


Fonte de conteúdo: Engiobra

Fonte de imagem: Google