A Suprema Corte do Reino Unido determinou recentemente que o Governo deve tomar medidas urgentes para reduzir a poluição em grandes cidades, e no dia 26 de julho (2017) o Governo anunciou, segundo publicação no jornal "The Times", que banirá os carros que usam gasolina e diesel como combustível até o ano de 2040 como uma dessas medidas.

O Reino Unido enfrenta atualmente milhões em multas da Comissão Europeia por não cortar os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2), e é alvo de grande pressão para tomar medidas de redução da poluição no ar.

Grupos ambientalistas e de automobilismo explicam que os carros e caminhões a diesel serão alvos das novas medidas porque emitem grandes quantidades de dióxido de nitrogênio. As empresas de frete previram que os motoristas receberão incentivos para trocarem seus veículos a diesel, ou enfrentarão novos impostos.

Ao longo da última década, o número de carros a diesel nas estradas britânicas aumentou de 1,6 milhão para mais de 11 milhões, e representa um terço de todos os veículos. No entanto, os veículos a diesel emitem 10 vezes mais partículas finas e até o dobro do dióxido de nitrogênio em relação aos outros tipos de veículos, o que foi associado a 7 mil mortes por ano e, estima-se, segundo a "Royal College of Physicians" que a poluição do ar - relacionada ao câncer, asma, acidente vascular cerebral e doença cardíaca, diabetes, obesidade e demência - causou 40 mil mortes prematuras por ano no Reino Unido. A péssima qualidade do ar causa uma epidemia de doenças respiratórias, sobretudo entre crianças.

Segundo o "Times", a venda de de veículos híbridos, que funcionam com um motor elétrico combinado a um a combustão também será proibida em território britânico. Os carros totalmente elétricos são, portanto, a nova promessa para as indústrias automobilísticas.

Segundo o "Daily Mail", as medidas anunciadas também incluem a autorização para que autoridades locais imponham taxas para circulação de carros a diesel nas vias mais poluídas a partir de 2020.

A França também afirmou que espera banir os carros a combustão no país até 2040.


Fontes de conteúdo: The Telegraph, Folha de S. Paulo, Correio Braziliense
Fonte de imagem: Google