A tecnologia vem possibilitando o avanço em cada área profissional, tendo como grande destaque agora, no campo de engenharia, a famosa plataforma BIM (Modelagem da Informação na Construção). O BIM, nada mais é do que uma plataforma virtual, no qual tem como melhor definição a criação e gerenciamento de todo o projeto em construção.

Feito com o objetivo de melhorar a sustentabilidade da infraestrutura, realizando de forma rápida e eficaz, mantendo toda a infraestrutura com qualidade no serviço. Sendo um dos fatores principais; detectar erros que geralmente são vistos quando a obra está pronta, e obter uma maior capacidade de análise e controle.

Segundo o engenheiro civil e especialista em planejamento e controle de obra, Larsson Diogo, esse processo irá ajudar na compatibilização de projetos, e no reaproveitamento de informações. Pois o BIM traz inúmeros benefícios, como por exemplo, na precisão do planejamento e na questão orçamentaria, sendo considerado também a velocidade em que a obra termina.

"Tendo o projeto bem compatibilizado, evita que você encurte informações sempre que o projeto muda de mão. Ou seja, eu faço a partir da estrutura, depois para o orçamento, e depois vai para a obra. Então, a gente tem esse ganho de informações", afirma o engenheiro.

As informações colocadas em processo e discutido entre os engenheiros veio por meio do lápis e papel, isso dava um certo trabalho para a correções, depois surgiu o CAD 2D, do qual facilitou no desenvolvimento mais rápido e coordenado. Em sequência veio o 3D, dando uma ampliação melhor na representação do projeto, embora tenha facilitado melhor o entendimento para a execução da obra, é algo ainda limitado por ser feito apenas de visualização.

De acordo com o profissional, a grande diferença entre o modelo tradicional e o BIM se encontra nos seguintes itens a seguir;

Tradicional:
Processo manual levantamento qualitativo
Retrabalho para lançamento no ERP
Quantitativos imprecisos
Dificuldade de rastreabilidade

BIM:
Extração automática de quantitativo
Ligação direto com ERP
Quantitativo preciso
Totalmente rastreável

"No CAD você tinha linhas que representava graficamente o projeto, os vetores, polilinhas que o cérebro humano identificava como uma foto ou parede. No caso do BIM, não se utiliza linhas, mas sim, objetos que se relacionam de forma inteligente com outros objetos", diz Diogo.

Para ele, o BIM tem algumas desvantagens em seu processo, como por exemplo, a situação econômica nacional, da qual a construção não consegue realizar o projeto a longo prazo. Outra questão natural e cultural é a mudança, devido ao profissional estar a mais de 20 anos trabalhando com o autocad, então é natural que haja uma certa resistência. E por fim, o custo alto de equipamento por utilizar um computador mais robótico, e a mão de obra especializada no mercado.

Segundo a engenheira civil, Ludmila Gomes, ressalta a importância que o BIM oferece. "Eu acredito que o BIM é o futuro, hoje em dia precisamos sempre atualizar, ainda mais a essa plataforma que está tão presente hoje e que pretende estar ainda mais no futuro, é de suma importância", afirma.

Apesar de Ludmila não estar usando a plataforma, ela acredita que sua utilização é a ferramenta crucial no campo de trabalho. Tendo função em orçamento e planejamento, para que uma obra possa ter lucro.

O engenheiro Diogo conta que um profissional em engenharia deve estar preparado para as mudanças e adapta-las no seu local de trabalho. "Hoje, o profissional novo que queira se encaixar no mercado é essencial que saiba novas tecnologias, saiba usar novas ferramentas, e saiba sobre o BIM como o processo", explica.


Reportagem: Raquel Lima