Atualmente é essencial ir além da graduação, pois para se destacar no mercado de trabalho é exigido com que se saia do comodismo e vá em busca de uma formação profissional qualificada para o mundo profissional. E no caso, uma especialização proporciona o destaque diante dos demais concorrentes. Agregar conhecimento aliando isso a novas experiências, possibilita a conquista não só no mercado trabalho, mas como também um aprimoramento intelectual. Esse é um diferencial em qualquer campo de atuação, assim como na engenharia.

O Minuto Engenharia, em contato com a engenheira Lorrane Grasiele Reis, pós-graduanda em construção estrutural, destacou a relevância da formação. Lorrane realça que, por meio de sua capacitação, conseguiu aperfeiçoar seu currículo e adquirir uma vaga de emprego na área. Confira a entrevista:

Minuto Engenharia: Por que decidiu fazer o curso de Construção Estrutural?

Lorrane Grasiele: Meses antes de concluir a minha graduação, o medo e a insegurança por conta da inexperiência aumentou e, após conversar com alguns colegas, vi que não era a única. Alguns não pensavam em continuar os estudos, só que para eles seria mais fácil ingressar no mercado de trabalho por conta da experiência. No meu caso, só tinha os seis meses de estágio supervisionado, o que não era suficiente para disputar as poucas vagas disponíveis. Precisava me destacar entre os demais, que se tornariam "concorrentes" em breve. Ao conversar com alguns professores, eles me explicaram a importância de continuar estudando e focar em uma área de atuação. Então, defini as disciplinas que mais tinha interesse, facilidade e vontade de aprofundar. A escolha da instituição foi através da indicação do professor Byl Farney, que também é coordenador do curso no Instituto Monte Pascoal. Consegui uma bolsa e já fiz a matrícula antes mesmo de concluir a graduação.

Minuto Engenharia: Como está sendo para você realizar a pós em projetos estruturais?

Lorrane Grasiele: Está sendo um constante trabalho para a realização de um sonho. Quando decidi em qual área me especializar, tracei metas para conseguir alcançar o meu objetivo, porém não tinha a noção de que o setor de projetos estruturais era tão extraordinário. A partir do primeiro módulo, percebi o quanto minha escolha foi assertiva e que ainda tenho muito o que aprender. Mas não vou parar nessa especialização, pretendo continuar com outros cursos na mesma área e iniciar o mestrado.

Minuto Engenharia: Como essa especialização pode te ajudar no mercado de trabalho?

Lorrane Grasiele: Na verdade, já ajudou. Consegui meu primeiro emprego na área, como assistente de projetos, por ter a especialização no currículo. Apesar de não ter experiência, ao falar para o entrevistador sobre a escolha da área de atuação, além da presença do curso no currículo, isso me colocou a frente dos demais concorrentes.

Minuto Engenharia: Em sua visão, por que acha que o curso deve ser explorado pelos profissionais de engenharia?

Lorrane Grasiele: Durante a graduação, temos contato com diversas disciplinas que, às vezes, são apresentadas de forma superficial. Saímos da universidade com o diploma em uma das mãos e a insegurança na outra, sensação ainda mais partilhada por aqueles que não possuem a experiência que o mercado exige. Na pós-graduação, com professores atuantes no mercado e com módulos específicos, temos a oportunidade de aprofundar nesses temas e saber como aplicar com segurança todo o conhecimento obtido durante esses anos, além de alterar a percepção de "concorrentes" para "colegas de profissão". A pós permite, também, ampliar a nossa rede de contatos com os profissionais que têm muita prática para compartilhar. Nós saímos de cada módulo mais experientes e confiantes para conquistar o espaço no mercado de trabalho tão disputado.

Por Raquel Lima