Pela primeira vez o nordeste do Brasil consegue passar a barreira dos 10 mil MW de geração de energia eólica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, registrou pela manhã, às 10h21, o recorde do ano de geração eólica instantânea, com 10.121 MW, correspondendo a um fator de capacidade de 68,1%.

A potência alcançada de energia seria suficiente para abastecer, naquele momento de pico, toda a região Nordeste, no caso necessitaria de 8.500 MW, com sobra de 18% dessa geração. Além disso, durante o último final de semana, essa mesma região do Brasil foi exportadora de energia, com valores superiores a 6.200 MW em alguns momentos.

Vale lembrar que o recorde anterior de geração de energia eólica foi alcançado 7 meses atrás em 12 de novembro de 2019, com 9.755 MW.

Mercado de geração eólica


Mercado livre


É o ambiente onde o consumidor pode escolher o fornecedor de energia, bem como as condições de contratação, seja diretamente com a geradora, seja com um comercializador de energia. A contratação é feita bilateralmente ou por meio de leilões de venda de energia promovidos por geradoras ou comercializadoras. É conhecido também pelo jargão ambiente de contratação livre (ACL).

Mercado regulado


Nesse caso, o consumidor tem a gestão da energia feita pela distribuidora na qual ele está conectado. É conhecido também pelo jargão ambiente de contratação regulada (ACR), com leilões realizados pelo governo.

Produtor independente de energia


É um agente de geração que pode negociar a energia produzida no mercado regulado ou no mercado livre.

Autoprodutor de energia


Se trata do consumidor que produz a própria energia elétrica, com a implantação de usinas de qualquer fonte de energia.

Comercializador de energia


É o agente autorizado a intermediar operações de compra e venda de energia entre geradores e consumidores de energia, entre outras transações.

Comercializador varejista


É a figura criada para abrigar consumidores especiais ou geradores com cargas menores, de até 1 MW.

Consumidor livre


É o responsável por contratar energia no mercado livre, sem qualquer restrição de fonte de energia, com carga acima de 2 MW.

Consumidor especial


É aquele que contrata energia no mercado livre, desde que seja gerada por fontes renováveis (eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas e usinas a biomassa ou biogás), com carga acima de 0,5 MW. A energia adquirida por consumidores especiais é conhecida no setor como energia incentivada, porque garante descontos em uso de sistemas de transporte da energia (transmissão ou distribuição).

Se você trabalha na área da engenharia e gosta de estar bem informado sobre o que acontece de mais atual nesse campo profissional, então, comece sua pós-graduação na Incursos. São diversas especializações para você fazer e se tornar referência no mercado de trabalho.



Fonte: Engenharia É

Imagem: Envato Elements