Na área de engenharia ambiental e sanitária existem diversos mecanismos capazes de melhorar o aspecto da água e até torna-la propicia para o consumo humano. Um dos métodos utilizados nos ambientes hídricos é a caixa de areia. Veja como é realizado todo o processo e entenda um pouco melhor sobre o funcionamento desta máquina.


De acordo com a mestre em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Samara Silva Soares, a caixa de areia na realidade se trata de um complemento do sistema de captação de água superficial para tratamento de água. "Não é obrigatório, mas, é utilizado quando o manancial apresenta grande quantidade de sólidos sedimentáveis. De acordo com a norma NBR a caixa de areia é recomendada quando a superfície do manancial tem acima de 1gr/lt de sólidos sedimentáveis" explica.


A engenheira ambiental também esclarece que geralmente a caixa de areia é retangular e comprida e funciona de forma que as partículas possam sedimentar no fundo da caixa de areia para que a água fique um pouco mais limpa para assim ir para as próximas etapas do tratamento de água. No entanto, Samara afirma que somente o uso da caixa de areia não é suficiente para deixar a água potavel, pois, de acordo com a legislação a água precisa ter baixa turbidez, ou seja, estar limpa e com uma concentração de cloro residual para evitar a contaminação de micro-organismos.


Em relação a importância da caixa de areia, Samara, explica que serve para otimizar o processo de tratamento de água, como foi dito acima, a caixa irá facilitar o processo de remoção dos sólidos sedimentáveis da água superficial para as próximas etapas do tratamento. "Principalmente, quando há períodos de chuvas intensas que pode aumentar a concentração desses sólidos sedimentáveis na água" completa.


Samara finaliza explicando que existem várias tecnologias de tratamento, mas, quando é necessário utilizar a caixa de areia quer dizer que é preciso ter um tratamento mais completo da água porque a água tem uma qualidade, na qual, precisa de uma tecnologia de ciclo completo.


Se você atua na área da engenharia ambiental e quer ampliar seu conhecimento e se posicionar melhor no mercado de trabalho, então, comece sua especialização em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária no Instituto Monte Pascoal. Obtenha dupla certificação e se destaque no meio profissional.



Fonte: Samara Silva Soares